segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Napalm

Olá gente, hoje um post sobre uma das armas químicas mais devastadoras (sem contar as armas gasosas..).

O que é?

Barco americano lançando Napalm - Vietnam.
Napalm é um composto gelatinoso baseado em alguns derivados de petróleo, seu nome vem de dois constituintes de sua formula os ácidos NAftênico e PALMítico. Foi criado na segunda guerra mundial por um grupo de químicos da universidade de Harvard, liderados por Louis Fieser. Um colega de Fieser sugeriu a adição de fósforo à formula do Napalm, para aumentar seu poder de penetração na musculatura, onde queimaria dia após dia...

O napalm moderno (Napalm B) é composto de gasolina, benzeno e poliestireno, além de um agente químico para dar a ignição, no napalm original utilizava-se fósforo branco, o moderno utiliza Thermite. O napalm original queima por certa de 30 segundos, o moderno, 10 minutos!

Entre 1965-1969, o napalm foi fabricado pela empresa Dow (que aliás existe até hoje), na época a mesma sofreu boicotes e protestos.

Mata?

E como... 

Foto ganhadora do prêmio pulitzer de 1972.
Autor: Nick Ut / The Associated Press.
"Napalm é a dor mais terrível que você pode imaginar" disse Kim Phúc, protagonista de uma das fotos mais conhecidas do mundo, que garantiu o prêmio Pulitzer ao fotógrafo Nick Ut.

Segundo Kim, em uma entrevista cedida anos depois, disse que no momento estava gritando "Nóng quá, nóng quá"
  (muito quente, muito quente)

Para efeito de comparação, a água, ferve a 100 ºC, o napalm atingue temperaturas da casa de 800ºC!! 

O napalm gruda na pele humana, e não há meios de removê-lo. Quando usado como bomba, o napalm satura todo o ar com monóxido de carbono, matando por asfixia; uma bomba de napalm lançada de um avião em voo rasante afeta uma área de 2,1 km² .






É proibido?

Em termos, não precisa nem falar pra não brincar com isso em casa, a chance de queimaduras extremas é quase certa, mas a lei internacional proíbe o uso de napalm contra alvos civis, porém não contra alvos militares.

Fontes:


http://en.wikipedia.org/wiki/Napalm

http://toxipedia.org/display/toxipedia/Napalm




3 comentários:

  1. Muito interessante. E por falar na Khim Phúc (a menina da foto, hoje uma senhora) esteve esses dias aqui no Brasil, em Florianópolis, em um congresso sobre queimaduras...

    ResponderExcluir
  2. Atos para tanta atrocidade pelo ser humano contra o seu próprio semelhante, só tem uma explicação: está dominado e dirigido pelo iníquo, que da parte DEUS, não é.

    ResponderExcluir
  3. Bom ou ruim, depende d quem usa e para que.

    ate agua mata se nao for usada adequadamente

    ResponderExcluir