quarta-feira, 14 de maio de 2014

Especial Fundo do Mar: Algas para tudo!

Olá pessoal, como dito anteriormente, tentarei abordar mais temas ligados à biologia e bioquímica. Pensei que o Especial Fundo do Mar seria uma boa forma de começar, sou nascido e criado no litoral e sempre gostei de estar no mar ou perto dele.

Inspirado por um livro de ciência que encontrei em casa(referência no final), começarei pelas algas, organismos extremamente versáteis!

O que são?


Imagem colorida artificialmente de microscópio eletrônico
 de varredura - Alga unicelular cocolitóforo. Fonte
São organismos fotossintéticos com 3 bilhões de anos de vida, das mais variadas formas e tamanhos, podem se apresentar como um ser unicelular ou algas gigantescas com mais de 60 m de comprimento. Existem nos mais variados ambientes, aquático, desértico, gelo e lagos de águas "ferventes".

Importantes produtoras de matéria orgânica, constituem a base da cadeia alimentar e também atuam na produção de oxigênio para outras formas de vida. Seu crescimento demasiado pode causar a morte (veja maré vermelha), mas também gera a vida quando se trata das corallinales, algas semelhantes a corais de grande importância em ecossistemas tropicais.


Algas como fonte de matéria prima


Desde o século 17, utilizamos das algas para extrair compostos de interesse, na europa era comum coletar algas trazidas pelo mar e queima-las afim de obter suas cinzas ricas em Carbonato de Sódio, sal utilizado na produção de sabão e vidro, no século 19, algas foram usadas para a obtenção do iodo. Atualmente esses processos estão obsoletos.

Atualmente as algas de maior interesse industrial são as algas pardas ou feotíceas, algas gigantes de grande resistência. Tal resistência é conferida pela presença de um polissacarídeo chamado Ácido Alginico, presente na parede celular dessas algas.

Descoberto por Stanford em 1883, apresenta-se como uma substância solúvel em água de aspecto gelatinoso. Possui várias utilidades, é utilizado como espessante na indústria alimentícia (em sorvetes por exemplo), farmacêutica (em remédios como o Gaviscon). Seus sais de Cálcio e Sódio também possuem amplos usos seja na fabricação de plásticos ou na medicina em produtos para deter hemorragias. Um dos usos mais interessante do Alginato de Sódio é na gastronomia molecular, na técnica de esferificação (fazer bolinhas de sucos e outros).

Algas na fronteira da ciência


Estão sendo realizados diversos estudos com micro e macro algas diversas. No Brasil existem grupos de pesquisa que estudam algas e suas utilidades, um deles é o grupo do Professor Doutor Pio Colepicolo do IQ-USP, que tem como proposta a utilização de algas para a produção de bio combustíveis.

Mais informações: http://www2.iq.usp.br/docente/piocolep/index1.html

Outros usos para algas.


Comprimidos de spirulina 
Fonte: Wikipédia.
Suplemento alimentar: A spirulina é uma cianobactéria utilizada como fonte de proteínas.
Controle da Poluição: Algas são usadas em colheitas para capturar fertilizantes que poderiam poluir rios e lagos próximos, após certo tempo, essas algas são coletadas e utilizadas como fertilizantes.
Biorremediação: Algas tem sido usadas para capturar metais pesados e outros poluentes em áreas degradadas.



Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Algae

http://botany.si.edu/projects/algae/links.htm

Livro: "Nos e as Plantas", Prof. Gilberto Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário