sábado, 7 de março de 2015

COLUNA DE WINOGRADSKY: PRIMEIROS RESULTADOS!

Olá pessoal! Continuando a série sobre a coluna de Winogradsky falarei um pouco mais sobre os nutrientes e a sua importância para os microorganismos.

Carbono

Importante para dar início a toda vida na coluna, é utilizado pelas bactérias heterotróficas para obter energia, as bactérias fixadoras de carbono não de extrema importância para a vida na terra e podemos ver sua participação no ciclo abaixo:
"decompositores", grupo onde se encontram as bactérias.


 As fontes de carbono são variadas desde jornais, papel ou algodão até carbonatos que podem ser metabolizados por algumas bactérias.

Enxofre

Nutriente importante para as bactérias que o metabolizam compostos de enxofre para obter energia oxidando qualquer espécie de enxofre até o sulfato, como podemos ver no ciclo abaixo:
Ciclo bacteriano destacado em vermelho.


Resultados e interpretação.

Após duas semanas já podemos observar alguma vida em nossa garrafa. Recordando que existem diferenças entre as garrafas que podem ser vistas aqui.
Antes de mais nada, segue um diagrama de como se distribuem as bactérias na coluna, essa distribuição está ligada a dois fatores principais, presença ou não de oxigênio e presença ou não de enxofre (na forma de ácido sulfídrico).


Nota: Reparem no trabalho artístico de divulgação científica no topo das garrafas! Todos os créditos para minha namorada =D !!
Aceitamos encomendas para decorar sua coluna de Winogradsky!


Inclui detalhes artesanais do logo do seu blog!
Voltando para a microbiologia! Na garrafa da esquerda foram observados dois tipos de microrganismos, algas e bactérias púrpura sulfurosas.

Algas 

São organismos que realizam fotossíntese, portanto produzem seu próprio alimento com os "reagentes" gás carbônico (fonte de carbono!), água (agente redutor!) e luz como catalizador,  produzindo oxigênio e açucares em um dos processos mais impressionantes da natureza!
Detalhe para as bolhas aderidas ao fundo: seria oxigênio produzido na fotossíntese ou gás carbônico/oxigênio das bactérias heterotróficas do solo?
Observem as algas no fundo e nas paredes!

Bactérias Púrpura Sulfurosas

Também são fotossintéticas como as algas porém são anaeróbias ou microaerofílicas (só vivem com pouco oxigênio). São denominadas sulfurosas pois ao invés de utilizarem água como agente redutor de seu processo de fotossíntese, utilizam ácido sulfídrico reduzindo-o a enxofre!


Mas e a outra garrafa?

Bom, a segunda garrafa está com muitas algas e aparentemente nenhuma vida anaeróbia. Talvez pela pequena quantidade de solo que permite a difusão do oxigênio ou algo envolvendo os nutrientes que tentarei analisar mais pra frente.

O pedaço flutuante é solo coberto de algas.



O que esperar?

Acredito que existem alguns microrganismos que ainda virão (estou escrevendo com atraso então já temos algum progresso que descreverei em breve!), bactérias verdes sulfurosas, Chlostridium, bactérias púrpuras não sulfurosas entre outras coisas que não faço idéia, já que não sou biólogo (aceito a ajuda de algum(a)!)! =D

Mas e depois?

Tenho a vontade de observar-los no microscópio, porém ainda preciso de acesso a um!





















2 comentários:

  1. Olá
    Certa vez você postou algo sobre a piridina, há uma correlação com a vitamina B3: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=vitamina-b3-origem-extraterrestre&id=10754

    ResponderExcluir
  2. Incrível, sensacional irei utilizar dessa experiência para a feira de ciências de biologia gostaria que continuasse a postar você é fera!!

    ResponderExcluir