sábado, 30 de janeiro de 2016

Loló (lança perfume).

Carnaval ta chegando!

O lança está sempre por ai!

Vamos aprender um pouco mais sobre as substâncias que o compõe?


O que é?


Clorofórmio!


O lança é uma mistura de solventes orgânicos comuns em laboratórios, sua composição aproximada é: 45% Clorofórmio, 55% de Acetato de etila e Álcool. O lança "original" era baseado em Cloreto de Etila, que também é um solvente orgânico.

História


Propaganda do "Lança perfume rodo" de 1916.


Quem pensa que o lança perfume é algo recente está enganado! Muito antes de Rita Lee fazer sucesso com a música "lança-perfume", este inalante já marcava presença nos bailes de carnaval cariocas, sua inserção na festa foi no início dos anos 1900!

Inicialmente era utilizado para se refrescar no calor dos bailes de salão (consegue imaginar um carnaval em ambiente fechado? Isso era comum!), já que as substâncias do lança possuem alta pressão de vapor, gerando o efeito de "refrescância" ao evaporarem.

Essa substância nem sempre foi marginal, por muitos anos foi fabricada pela Rhodia na Argentina e no Brasil. No Brasil sua fabricação, porte e utilização foi proibida pelo presidente Jânio Quadros (varreu o lança com sua vassourinha!) na década de 60.

Mata?


Se usar muito, mata sim!

Seus efeitos iniciais são agitação e aumento de batimentos cardíacos, além de um fraco efeito "alucinógeno" que dura não mais que um minuto. Inalações sucessivas podem além de sobrecarregar seu sistema respiratório (a galera desmaia mesmo!), pode causar dados aos rins e fígado, que ficam encarregados de metabolizar tudo que você inalou...

Existem estudos que também correlacionam o uso de solventes orgânicos como inalantes e uma maior sensibilidade à adrenalina.

Portanto, usando ou não, estejam atentos do carnaval!

Se gostou dessa e de outras postagens compartilhe! A sua ajuda é importante para o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário